Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Momento íntimo: Desmamar , será?

Oi gente, venho contar ou melhor desabafar...

Quando fiquei grávida logo pensei sobre a amamentação e sua importância! Já pensava que com certeza eu seria uma daquelas que daria o peito até os dois anos!
Sempre achei lindo o bebê ser alimentado pela sua mãe, aquela imagem perfeita de que tudo está no leite , pesquisei o que podia ou não comer, super interessada no assunto e tal.
Quando ela nasceu tinha a idéia fixa de que até o 6 meses seria o leite exclusivo, seguiu assim, nem água, nem chá, somente meu peito, mas tb não podia sair pra muito longe pois ela não pegou mamadeira com o leite materno, foram os 6 meses assim só eu bastava pra ela.
Não me arrependo disso nem um pouco, se tivesse 10 filhos, os 10 seriam amamentados do mesmo jeito.
Hoje ela está com quase dois ano e meio e ainda mama no peito, gostaria muito que por vontade dela , não quisesse mais, só que não é bem assim, já tentei distraí-la , dar outra coisa no lugar , ficar fora, conversei, a pediatra tb com ela e nada.
Me desculpem mas esses métodos de passar algo (pimenta, esparadrapo e tal) não concordo não!! Puxa ter leite no peito e recusar, me sinto recusando água pra um sedento!!
fora que li :
"O mais cruel e nocivo dos desmames abruptos é aquele que faz com que a criança prove no seio da mãe algo ácido, azedo ou amargo, especialmente quando isso é associado a uma visão terrível (seios pintados, com band-aid etc) do seio, objeto que até então só trazia prazer e que aparece repentinamente como algo assustador.

Esses sentimentos e impressões ficam inscritos no córtex para o resto da vida, a confusão entre prazer e desprazer ficará gravada e um dos sintomas mais comuns será a inabilidade da pessoa para acreditar que merece prazer e que ele pode ser algo perene, confiável. Perdurará a impressão de que o prazer pode a qualquer momento virar uma ameaça. Nos piores casos a pessoa não consegue buscar o prazer, já caminha diretamente para a punição."

Queria muito desmamar mas tb li assim :" Mas, não temos só você em vista e para sua pequena, mamar é sempre uma felicidade. Lembre todos os dias de como é fabuloso de te-la nos seus braços, querendo você, sendo supremamente alimentada por voce, consolada por voce, alias, um momento de voces duas que em breve, nao existirá mais. Nenhum outro momento terá tanta proximidade, em nenhuma outra fase, em nenhuma outra circunstancia.

Nao te digo isso para te fazer ficar com um peso no coração mas para se sentir livre de sentir o que voce sente e usar como antidoto, a certeza de que esses dias te farão falta e que devem ser apreciados.

Quanto a dormir, depois que se é mãe, não se dorme mais como antes de sê-lo. agora, o peito, amanha, um dodoi, depois a adolescente que sai e não tem hora de voltar. E depois, a filha que esta longe de casa, o neto que nasceu, .... ciclico."


Até me emocionei muito, me questionei muito tb, continuo sem saber o que fazer!
Pra mim a única coisa que eu quero que isso seja feito sem ser doloroso pra nós duas!! Quero desmamar sim, mas que fazer então?


_________________________________________________________________________
UPDATE : Como desmamei a Iris! Consegui!! bit.ly/iQbQDg